terça-feira, 15 de novembro de 2011

Os Livros que Não Teria Escrito se... (2)


O segundo livro que escrevi sobre Cacilhas foi mais uma biografia e foi escrito novamente em parceria, com o poeta Alberto Afonso.


Não estava no meu horizonte escrever esta obra, mas houve uma série de acontecimentos que fizeram com que aceitasse o desafio de Alberto Afonso, cuja experiência literária se resumia até então à poesia. Além do seu pedido de apoio, também havia a responsabilidade de honrar os compromissos assumidos pela SCALA perante a Junta de Freguesia de Cacilhas, editora e proponente da obra.

Hoje, à distância de seis anos, sinto que esta minha colaboração no enriquecimento da história local, foi feita sobretudo pela amizade que me unia (e une) a Alberto Afonso e a Idalina Alves Rebelo, filha do biografado.

Trata-se da história de um jovem operário que chega a mestre geral dos estaleiros "Parry & Son" e a comandante dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, onde desenvolveu um trabalho humanitário notável. No últimos anos da sua vida ainda conseguiu reunir as suas memórias em duas obras de grande valor histórico, pelos acontecimentos que nos são relatados com grande rigor. Falo de "Cacilhas dos Tempos Idos" e de "Almada Terra Nossa".

Nenhum comentário: