segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Aprender com os Erros


Uma das coisas boas da vida é dar-nos a oportunidade de aprender com os nossos próprios erros.

Em 2010 organizei e coordenei uma antologia de autores da SCALA, com trabalhos de poesia, contos, ensaios, artes plásticas e fotografia.

A ideia inicial não foi minha, assim como a forma de financiamento (prejudicial para a Associação Cultural como pensara...). Também tinha sido indicada uma data para o seu lançamento e como tive a sensação que a pessoa que tinha dado a ideia, estava à espera que o livro aparecesse sozinho, com o meu voluntarismo, coloquei mãos à obra. 

Por envolver à volta de três dezenas de pessoas, foi, um processo mais lento e complexo que o desejado, o que não possibilitou que todos os autores lessem ou vissem as suas provas. A tipografia também estava com muito trabalho na altura e não tratou este livro como deveria. Não corrigiu algumas gralhas detectadas e muito menos obedeceu a prazos estabelecidos (o livro esteve quase quinze dias parado no seu interior e depois só nos foram dados dois dias para rever as provas...).

Moral da história, houve pelo menos quatro autores que se viram prejudicados, por erros inadmissíveis (falta de frases, poemas trocados ou desaparecidos, etc).

Aprendi uma grande lição: em qualquer outro trabalho colectivo que organize, todos os autores terão acesso às provas da tipografia, mesmo que a data previsível do lançamento tenha de ser adiada.

Nenhum comentário: